sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

FELDADE



Feldade: O que denota fel; o que se refere a amargo; acrimonioso, amaro. “As suas palavras exprimiam uma recôndita feldade, não obstante a tentativa de disfarçá-la” – Ob. Comp. de A. I.

Caro e raro leitor, a definição de “feldade” não pode ser encontrada em dicionário, porque este verbete não existe oficialmente; muito menos “A.I.” (autor inexistente) de cujas “Obras Completas” foi extraída a frase que ilustra o emprego do termo ora criado.

Digo “não existe oficialmente”, pois não se pode apontar, jamais, a inexistência de uma palavra. Toda palavra passa existir a partir da primeira vez em que é pronunciada, e se consolida através do registro gráfico em algum texto, obra literária etc. Desta forma, uma palavra pode sobreviver por apenas alguns instantes ou varar milênios. Quem foi o primeiro a pronunciar e a grafar a milenar palavra “Roma”? Não se sabe e nunca se saberá – diversamente de “brandonice” e de sua irmã “feldade”, que acaba de ser gerada e cuja paternidade assumo. Fuçando na WEB, porém, pode-se deparar com esta “cria”. Há pelo menos dois textos cujos títulos se compõem deste “meu” verbete. Mas estão trocando as biroscas e confundindo “fealdade” com “feldade”. A primeira é filha legítima da Língua Pátria. Está dicionarizada e é associada ao antônimo de belo, ao feio; enquanto que “feldade” – esta bastardinha que tentei registrar no “Dicionário inFormal” – se relaciona a fel, pois assim eu quis.

Bastarda ou não, esta palavra tornou-se o domínio deste novo blog que ora lhes apresento. Sob o signo de “FELDADES” pretendo dar continuidade por algum tempo às quinzenais publicações. FELDADES sim, pois a vida que concebo é permeada de fel. É amarga, como amargo é o mate que me acompanha durante estas errâncias; ou o chocolate, o lúpulo, o tanino, o cotidiano, a saudade. Venham comigo e não me deixem a sós, pois um homem solitário é um homem amargamente perigoso.

P.S.: Também disponível em: 
http://feldades.blogs.sapo.pt/
com facilidade para publicar comentários.

FILIPE

2 comentários:

  1. O Dicionário inFormal acaba de inserir definição para o verbete "feldade". O autor é Totó - uma homenagem que fiz ao cãozinho de papai.

    ResponderExcluir
  2. Por que tanta Feldade, mano...
    O amargo tempera seu antônimo, que... qual é mesmo...
    A vida é feita de contrastes, que por sua vez dão um sabor amargo às vezes, às vezes também doce
    Por falar em doce, outro dia, num retiro para umas amáveis senhoras da Legião de Maria, arranquei uma gostosa gargalhada quando repeti uma identificação minha elaborada pelo Mano Véio: Você é como o doce de leite: bonzinho mas enjoadinho... Pelo jeito não é bom ser sempre doce
    Abraços... Paz e bem!

    ResponderExcluir